serviços digitais que serão encerrados em 2021
serviços digitais que serão encerrados em 2021

O ano começou e, com ele, várias transformações. Além de nos adaptar às novas tendências que vem por aí, também teremos que nos despedir de algumas. Pois é! Vários serviços digitais anunciaram a finalização de suas atividades para esse ano. Algumas serão substituídas por novas ideias, outras apenas finalizarão seu ciclo no mercado, deixando saudade. Fato é que, se você utiliza algum desses serviços, é melhor começar a se preparar para mudanças. Quer alguns exemplos? Então vem comigo que vou te mostrar 7 serviços digitais que serão encerrados em 2021.

7 Serviços digitais que serão encerrados em 2021

1- Internet Explorer

Internet explorer será um dos serviços digitais que serão encerrados em 2021

O Internet Explorer já foi o queridinho no seu ramo por muito tempo, estando presente em mais de 90% dos computadores. Hoje, o navegador é o 4° mais usada, segundo dados da empresa NetMarket Share. E foi, exatamente esse, um dos fatores que levaram a Microsoft à decisão de encerrá-lo.

Sem nenhum tipo de atualização ou suporte desde 2016, a  companhia divulgou que seus aplicativos e serviços deixarão de ser compatíveis com o Internet Explorer 11, última versão do navegador, até agosto de 2021. O anúncio foi publicado no site oficial da empresa, acompanhado de um cronograma de “desligamento” do serviço. E a partir de 17 de agosto de 2021 nenhum aplicativo remanescente do Microsoft 365 operará no Internet Explorer.

Em uma nota divulgada, a empresa recomenda que os clientes façam a transição para o Microsoft Edge. Além disso, o usuário pode migrar seus dados para o Google Chrome, Firefox e outros navegadores que seguem sendo atualizados com novos recursos e proteções de segurança.

2-  Microsoft Edge

Agora você deve estar se perguntando: mas como o Microsoft Edge será encerrado se a Microsoft sugeriu que usássemos ele como alternativa ao Internet Explorer? Calma que eu te explico!

Lançado em 2015, a versão Clássica do Microsoft Edge terá seu serviço de suporte encerrado em março de 2021. A empresa avisa aos usuários que não há nenhum problema com a manutenção do Microsoft Edge clássico. Por isso, sugeriu a versão atualizada como alternativa ao Explorer e decidiu que apenas o suporte para o aplicativo seria encerrado. 

Portanto, após a data que mencionei aqui, a versão clássica, não receberá mais nenhuma atualização de segurança. Dessa forma, a empresa recomenda aos usuários que atualizem completamente essa versão para o novo Microsoft Edge Chromium.

3- Cortana

Há 6 anos atrás a Microsoft estava trabalhando para fazer da Cortana, uma rival digna de outros assistentes digitais, como o Google Assistente e a Siri, da Apple. No entanto, a ferramenta não conseguiu ganhar uma força real com os consumidores. E agora a empresa decidiu encerrar o suporte dessa solução em 7 de setembro de 2021, segundo um documento do suporte oficial da Microsoft. 

Além disso, no início de 2021, os aplicativos da Cortana para Android e iOS também serão descontinuados. A empresa diz que os usuários podem buscar uma alternativa em aplicativos dedicados, como a integração da Cortana com o Outlook e o suporte da Cortana no aplicativo móvel Teams, que estará disponível em breve. 

A Microsoft informa que também irá encerrar o suporte à integração da Cortana em alto-falantes e fones de ouvido sem fio. Embora os usuários ainda possam usar a Cortana no aplicativo móvel do Outlook para gerenciar sua caixa de entrada no smartphone. 

4- Yahoo Groups

Se você é um internauta mais jovem é provável que não o conheça, mas o Yahoo Groups, lançado em 2001, foi o primeiro serviço da internet que permitia a criação e gerenciamento de grupos de email.

No entanto, sem novas atualizações há alguns anos e cercado de alternativas mais modernas disponíveis no mercado, era de se esperar que a ferramenta caísse em desuso. E foi o que aconteceu. Por isso, em dezembro de 2020,  a Yahoo anunciou o encerramento do Yahoo Groups. O serviço se tornará inacessível a partir do dia 25 de janeiro de 2021 e emails encaminhados aos grupos, nesse período, não serão entregues, com o remetente recebendo uma mensagem de erro no lugar.

Por não ter uma plataforma similar, a Yahoo, na página oficial de ajuda ao consumidor sobre o fechamento do Groups, sugere produtos da concorrência para os usuários que se sentirem órfãos da plataforma. Como Facebook Groups, Google Groups ou a menos conhecida (mas que na versão premium permite importar dados do Yahoo Groups) Groups.io.

5-  Google Hangouts

Desde 2019 o Google já vinha encerrando e substituindo o Google Hangouts por outros produtos e em 2021 esse aplicativo será definitivamente encerrado.

No entanto, os usuários não ficarão desamparados, no lugar do Hangouts entrará o Google Chat, com os mesmos recursos e algumas novidades como: emojis, busca de mensagens, grupos e colaboração. Além disso, o Google Chat será mais seguro que o Hangouts, protegendo informações e imagens com maior eficácia.

O Google também removerá o Hangouts do Google Fi no início de 2021. A empresa recomenda que os usuários do Fi mudem o seu aplicativo de mensagens para SMS e chamadas de voz o quanto antes. 

6- Skype for Business

A Microsoft anunciou que o Skype for Business será mais um dos serviços descontinuados em 2021. O anúncio foi feito em um post na comunidade da empresa por James Sky, gerente sênior de marketing de produtos.

A versão Business do Skype vem sendo substituída pelo Microsoft Teams desde 2019 e não receberá mais atualizações de segurança a partir de 31 de julho de 2021. 

Lançado em 2017, o Microsoft Teams é uma central para equipes de trabalho, integrada ao Office 365. Ele oferece serviços de bate-papo, vídeo chamadas e documentos colaborativos em um único local, sendo uma opção muito mais moderna e cheia de ótimos recursos.

A migração entre os serviços será  automática para todos os assinantes do Office 365. Por isso, usuários que têm assinatura ativa e ainda não migraram, têm até junho de 2021 para fazer a atualização. Lembrando que a versão gratuita do Skype permanece ativa.

7- Periscope

Pioneiro das lives do Twitter, o aplicativo Periscope terá seus serviços encerrados em março de 2021. A empresa utilizou o seu perfil na rede social para comunicar o fato e informou que as atividades se tornaram “insustentáveis” já há um tempo e que esse foi o motivo da decisão.

O aplicativo já começou a ser removido das lojas virtuais e a próxima atualização vai impedir que novos usuários sejam criados na plataforma. 

Sobre os conteúdos, a empresa diz que as transmissões compartilhadas no Twitter continuarão disponíveis na rede social em forma de replays. E todos os usuários poderão baixar conteúdos passados e arquivados antes da data final de encerramento. 

Novo ano, novas ferramentas!

Como vimos, as empresas estão utilizando esse início de ano para descontinuar serviços que já não fazem mais sentido para o mercado e promover soluções mais modernas. 

Podemos dizer então que esse é o momento de se renovar e dar oportunidade para novas ferramentas, como o Holmes, por exemplo.

Se você ainda não conhece, o Holmes é uma plataforma online, intuitiva e versátil voltada à criação, execução e gestão de processos. Essa solução tira os fluxos e processos do papel, inserindo-os em uma ferramenta inteligente e altamente personalizável. Capaz de envolver todos os participantes de um projeto ou departamento, dar visão aos gestores e centralizar demandas em um único lugar.

O Holmes é como uma página em branco, pronta para receber os processos e fluxos da sua empresa. E com uma alta capacidade de personalização simplificada, ele consegue atender, com precisão, uma ampla gama de áreas e segmentos, como:

Assim, se você está deixando de usar alguma ferramenta que, com o passar dos anos, tornou-se obsoleta ao que sua empresa precisa, sugiro que conheça o Holmes!

Para saber mais a fundo o que a essa ferramenta pode fazer pelos seus processos, agende uma reunião com um de nossos especialistas e veja, na prática, como o Holmes funciona!

No mais, espero que esse artigo te ajude a se antecipar caso você utilize algum desses serviços digitais que serão encerrados em 2021. E se houver algum outro serviço que não mencionamos aqui, deixe seu comentário e nos ajude a manter esse conteúdo sempre atualizado!