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A falta de atenção no agora é algo comum no meio corporativo e se concentrar 100% no que está fazendo é quase uma raridade. Isso porque a mente humana é bombardeada de estímulos, distrações e preocupações a todo momento, tornando um desafio manter o foco. No entanto, o Mindfulness vem provar que não é  impossível mudar esse comportamento. 

Mindfulness é uma atenção plena e concentrada no momento e na tarefa atual, o que significa estar em contato com o presente sem deixar que o passado ou qualquer outro pensamento distraia sua mente. Não ter essa consciência e atenção pode levar você a um estado de estresse e ansiedade, comprometendo consideravelmente a sua produtividade, motivação e desempenho.

Não é à toa que livros e apps para praticar mindfulness estão na moda. Atualmente, existem muitas opções  que prometem ajudá-lo a combater a ansiedade, gerir o seu tempo, aperfeiçoar seu foco, entre outros benefícios do mindfulness. Por isso, neste artigo eu selecionei os melhores para que você possa começar a colocar a técnica em prática.

Vamos lá?

12 livros e apps para praticar o mindfulness

O objetivo do mindfulness é tirar você do estado de falta de concentração para levá-lo à consciência do momento presente. Ou seja, você deixa de lado as distrações para focar no que está fazendo agora.

O exercício é intencional, pois é preciso dedicação por parte de cada indivíduo para alcançar esse estado. Assim, podemos dizer que as técnicas de mindfulness são basicamente atividades que conectam ação e pensamento, melhorando o foco e a produtividade. E, como citei no início, vou apresentar a você alguns livros e apps para praticar o mindfulness

Aplicativos

1- Headspace 

O Headspace é um dos mais populares entre os apps para praticar mindfulness.  

Conhecido por ser “o app de meditação para a vida moderna”, ele foi criado por um monge budista inglês, Andy Puddicombe, e permite que você realize sessões de mindfulness, guiadas por 10 minutos, melhorando seu foco e concentração.  A única possível desvantagem desse aplicativo é que ele só está disponível em inglês, no entanto, há planos para traduzi-lo.

  • Teste gratuita: ensina o básico
  • Completa: U$12,19 por mês ou U$87,72 por ano. .
  • Para estudantes: com a subscrição do Spotify Premium para estudantes é possível ter o Headspace grátis durante um ano.

Baixe para iOS e Android.

2 – Medite.se

Desenvolvido por brasileiros e narrado pelo terapeuta transpessoal, Tadashi Kadamoto, o aplicativo Medite.se tem se tornando um dos preferidos quando o assunto é mindfulness. Principalmente para iniciantes na técnica que desejam melhorar a gestão do seu tempo focando em atividades que realmente importam.

Totalmente em português, o aplicativo conta com outras técnicas que você pode utilizar para aliviar o estresse e a ansiedade. 

  • Gratuito

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3 – Calm

Com uma grande variedade de treinos que ajudam a melhorar a ansiedade e o sono, o aplicativo é uma ótima opção para praticar o mindfulness. 

Como vantagem, em sua última atualização, o aplicativo inclui um conjunto de músicas mindfulness que ajudam na concentração e como desvantagem ainda não existe versão em português, apenas inglês e espanhol. 

  • Gratuita: Uma semana de teste com acesso a muitos dos programas disponíveis;
  • Completa: US$ 14,99 por mês.

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4- Aura

Aura é um aplicativo premiado internacionalmente pela qualidade, simplicidade e uso da inteligência artificial. Ela se baseia no estado de espírito do usuário para escolher a melhor opção para ele utilizando um questionário.

  • Gratuita: 7 dias de teste.
  • Paga: $7,99 por mês, $29,99 por seis meses ou $399,99 para a licença vitalícia.

Baixe para iOS e Android.

5 – 5 Minutos

Gratuito e desenvolvido pela ONG Mãos sem Fronteiras, o aplicativo 5 minutos tem como proposta o uso da técnica de forma diária, por até 5 minutos, bem parecido com a pomodoro. Há poucas funcionalidades, se comparado aos outros aplicativos, mas é útil para quem deseja dar os primeiros passos.  

Baixe para iOs e Android

6 – Pause

Com design minimalista e sem tradução, o pause combina a prática de mindfulness com princípios do Tai chi. A meditação, nesse caso, consiste em seguir um pontinho branco com a ponta do dedo indicador pela tela e ver a energia em volta dele crescer. A ferramenta cronometra quanto tempo você passou concentrado e promete relax total. Perfeito para momentos de estresse e perda de foco.

  • Gratuito

Baixe para iOs e Android

Livros

 Apps para praticar mindfulness

1- Mindfulness: 100 cartas com exercícios para a atenção plena e redução de estresse

 Patricia Calazans, escritora e consultora de conhecimento humano organizacional, ela reuniu 100 cartas com exercícios sobre mindfulness neste livro.Tornando-o um guia bem completo para quem busca entender melhor essa técnica. 

  • Editora: Matrix
  • Preço sugerido: R$26,90

2- Atenção plena para iniciantes 

O livro escrito por Jon Kabat-Zinn, médico famoso por difundir a prática do mindfulness, oferece instruções, respostas e reflexões para iniciantes ou para quem já é adepto à técnica. Inclui um CD com cinco meditações guiadas voltadas para o foco e produtividade.

  • Editora Sextante
  • Preço sugerido: R$ 39,90 

3- A ciência da meditação: Como transformar o cérebro, a mente e o corpo 

Escrito pelo jornalista e cientista Daniel Goleman, o livro ajuda o leitor a perceber o que é real e o que não é no mindfulness, abordando os diversos benefícios e estudos sobre o tema. 

  • Editora Objetiva
  • Preço sugerido: R$ 45 

4- As coisas que você só vê quando desacelera

 Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunin, o livro é destinado a quem deseja tranquilizar os pensamentos e a ansiedade utilizando a técnica do mindfulness.

  • Editora: Sextante
  • Preço Sugerido: R$36,90

5- Manual Prático de Mindfulness

 Escrito pelos psicólogos:John Teasdale, Mark Williams, Zindel Segal , o livro é um programa passo a passo sobre como treinar a mente com o mindfulness. Focado no mundo corporativo, ele acompanha um CD com plano de 8 semanas para aprender e testar a técnica. 

  • Editora: Pensamentos
  • Preço sugerido: R$33,92

6- Viver a catástrofe total 

Mais um de Jon Kabat-Zinn, aqui ele descreve o programa de redução de estresse baseado em mindfulness. E indica como usar abordagens inspiradas na meditação para combater o estresse e estimular a produtividade.    

  • Editora Palas
  • Preço sugerido: R$ 47 

Pronto para começar a praticar?

Bom, espero que este artigo tenha oferecido boas dicas sobre aplicativos e livros voltados para a prática de mindfulness.
E me conta, você pretende utilizar algumas das indicações citadas aqui? Faz uso ou leitura de algum livro ou apps para praticar o mindfulness que eu não mencionei? Deixe nos comentários, assim podemos motivar e ajudar outros a utilizarem a técnica!